Driver Computer Graphics Metafile - CGM (cdcgm.h)

Este driver permite a geração de um Metafile de Computação Gráfica, que é um padrão ANSI para o armazenamento persistente de primitivas gráficas. Geralmente, o arquivo possui uma extensão .CGM.


Uso

Um arquivo CGM é criado através de uma chamada à função cdCreateCanvas(CD_CGM, Data), que abre o arquivo e escreve seu cabeçalho. Depois disso, outras funções da biblioteca CD podem ser chamadas normalmente. O string de parâmetros Data tem o seguinte formato:

"filename [widthxheight] [resolution] [-t] -p[precision]" or in C style "%s %gx%g %g %s"

Apenas o parâmetro filename é obrigatório. Width e height são dados em milímetros (note o "x" em caixa baixa entre eles). Quando o tamanho do canvas não é especificado, a VDC Extension salva no arquivo é o retângulo envolvente da figura.. A resolução é o número de pixels por milímetros; o valor padrão é "3.8". Width, height e resolution são valores reais. O parâmetro -t modifica a codificação. Width, height e resolution são usados apenas por cdGetCanvasSize e na conversão pixels-milímetros. O parâmetro -p especifica a precisão de números inteiros, que pode ser 16 (default) ou 32.

Qualquer quantidade desses canvas pode existir simultaneamente. É importante notar que é necessário chamar a função cdKillCanvas para fechar o arquivo de forma apropriada.

Codificação - O formato CGM suporta codificação binária e de texto Apenas algumas aplicações interpretam a codificação de texto. Se não tiver certeza quanto a o que fazer, empregue a codificação binária, que é a padrão. Se preferir a codificação de texto, acrescente um string "-t" ao parâmetro Data.

Precisão das Coordenadas - As primitivas podem usar coordenadas em números reais. Porém, por questões de compatibilidade, utilizamos coordenadas em números inteiros.


Comportamento das Funções

Funções de Controle

Sistema de Coordenadas e Clipping

Primitivas

Atributos

Cores

Imagens de Cliente

Imagens de Servidor