Este driver oferece o acesso a uma Imagem de Servidor. Trata-se de uma imagem de alto desempenho baseada na memória que corresponde aos atributos dos dispositivos do sistema. Ela é usada para implementar desenhos offscreen, técnica também conhecida como double buffer.
O canvas é criado através de uma chamada à função cdCreateCanvas(CD_IMAGE, Data), após o que outras funções da biblioteca CD podem ser chamadas normalmente. A função cria um canvas CD baseado em uma Imagem de Servidor existente. O parâmetro Data é um ponteiro para uma imagem criada com a função cdCreateImage (cdImage*).
Qualquer quantidade desses canvas pode existir simultaneamente. É importante notar que uma chamada à função cdKillCanvas é necessária para finalizar o driver de maneira apropriada. Você pode chamar a função cdKillImage apenas após a chamada a cdKillCanvas.
Para o uso com CDLUA, deve-se passar como parâmetro uma imagem de servidor criada com a função cdCreateImage ou com a função cdCreateImageEx em LUA.
O driver é amplamente dependente de plataforma. Para maiores detalhes, consulte o Comportamento das Funções de cada plataforma: Macintosh (QuickDraw), Microsoft Windows (GDI), X-Windows (XLIB). Contudo, algumas funções têm um comportamento diferente das funções básicas de cada plataforma.