Este driver permite o acesso a uma área de Clipboard. Ele é amplamente dependente do sistema. Em Win32s, ele cria um Windows Metafile, em Windows 95 ou Windows NT cria um Enhanced Metafile, em Macintosh cria um PICT, em X-Windows cria um CD Metafile.
O canvas é criado através de uma chamada à função cdCreateCanvas(CD_CLIPBOARD, Data), após a qual outras funções da biblioteca CD podem ser chamadas normalmente. O string de parâmetros Data é dependende de plataforma e varia de acordo com o metafile criado. Veja na documentação de cada metafile, mas lembre-se de excluir o parâmetro "filename"
No ambiente Windows se o string "-b" estiver presente, ele indica que um bitmap deve ser criado ao invés de um metafile e se a string "-m" estiver especificada um CD Metafile será criado. OBS: Por motivos que desconhecemos, no Word for Windows 7.0 (Office 95), a figura colada a partir do Clipboard está perdendo sua razão de aspectos e está ficando quadrada.
No ambiente X-Window deve ser passado como parametro o Display ("%p") onde será armazenado o dado antes dos parâmetros do CD Metafile. O driver nesse ambiente serve apenas para aplicações que usem o CD possam se comunicar entre sí, pois cria um CD Metafile.
Qualquer quantidade desses canvas pode existir simultaneamente. É importante notar que é necessário chamar a função cdKillCanvas para copiar os dados para o Clipboard de maneira apropriada.
Voce pode interpretar os dados contidos no clipboard usando a função cdPlay. No ambiente X-Windows o parâmetro "data" para a função cdPlay é o ponteiro para o Display de onde será obtido o metafile.
O driver é amplamente dependente da plataforma. Para mais detalhes, veja o Comportamento das Funções de cada plataforma: Macintosh (QuickDraw), Microsoft Windows (GDI), X-Windows (XLIB). Vale ressaltar, contudo, que algumas funções possuem comportamentos diferentes das funções básicas de cada plataforma.
Um metafile criado em Win32s possui as mesmas limitações que o driver WMF. Em Windows 95 ou NT possui as limitações do driver EMF.