Fornece como retorno o tamanho do canvas em pixels e em milímetros. Assim como em todas as funções da biblioteca CD, é possível ignorar um parâmetro de retorno configurando o seu ponteiro para NULL, isto é, chamando cdGetCanvasSize(&w, &h, NULL, NULL)para obter apenas os valores em pixels.
Em alguns sistemas de gráficos a origem fica no canto superior esquerdo do canvas, com a direção do eixo Y apontando para baixo. Neste caso a função converte do sistema de coordenadas da biblioteca CD para o sistema interno do driver do canvas ativo, e vice-versa. Caso contrário não faz nada.
Converte os tamanhos em milímetros para pixels (coordenadas canvas). Parametros com ponteiro NULL são ignorados.
Converte os tamanhos em pixels (coordenadas canvas) para milímetros. Parametros com ponteiro NULL são ignorados. Use esta função para obter a resolução horizontal e vertical do canvas passando 1 como parâmetro em dx e dy, o valor da resolução é obtido usando a fórmula res=1.0/mm;
Permite a translação da origem - por exemplo, para o centro do canvas. A função tira proveito da arquitetura da biblioteca para simular uma translação da origem, a mesma na realidade nunca chega a ser passada para o canvas ativo no driver respectivo. Valores padrão: (0, 0)
Ativa ou desativa o clipping. Fornece como retorno o status anterior. Valores: CD_CLIPAREA, CD_CLIPPOLYGON ou CD_CLIPOFF. O valor CD_QUERY simplesmente dá como retorno o status corrente. Valor padrão: CD_CLIPOFF. O valor CD_CLIPAREA tem o mesmo significado que o antigo valor CD_CLIPON. O valor CD_CLIPPOLYGON ativa um polígono como região de clipping, porém funciona apenas em alguns drivers (favor verificar as notas de cada driver). O poligono de clipping deve ser definido antes de ativar o clipping de polígono, caso não esteja definido o estado atual de clipping não é modificado. ( Atualmente só os drivers derivados do driver básico Windows (com exceção do WMF), os derivados do driver básico X-Windows, o driver PS e o driver METAFILE.).
Define um retângulo para clipping. Apenas os pontos no intervalo: x_min<= x <= x_max, y_min <= y <= y_max serão impressos. Região padrão: (0, w-1, 0, h-1).
Fornece como retorno o retângulo e o status de clipping. Não é necessário fornecer todos os ponteiros de retorno, pode-se fornecer apenas para os valores desejados.
Retorna o número de pontos do polígono de clipping e o polígono em sí em forma de uma seqüência de pontos cada um com suas respectivas coordenadas x e y (Ex: x1,y1,x2,y2,x3,y3,...).