Este driver permite a criação de um Microsoft Windows Metafile, o formato utilizado por sistemas Windows de 16 bits para armazenar primitivas gráficas. Em geral, o nome do arquivo tem uma extensão .WMF. O driver funciona apenas na plataforma Microsoft Windows, porém você pode utilizá-lo em outras plataformas sem correr o risco de um erro de compilação. Se você tentar criar um canvas em outra plataforma, a função cdCreateCanvas dará como retorno NULL.
O canvas é criado através de uma chamada à função cdCreateCanvas(CD_WMF, Data), após o que outras funções da biblioteca CD podem ser chamadas normalmente. O parâmetro Data tem o seguinte formato:
"filename widthxheight [resolution]" ou em C "%s %dx%d %g"
Ele deve conter o nome do arquivo e as dimensões do canvas. Width e height são dados em pixels (note o "x" em caixa baixa entre eles).Resolution é o número de pixels por milímetros; o valor padrão é a resolução da tela.
Qualquer quantidade desses canvas pode existir simultaneamente. A função cdCreateCanvas cria um metafile baseado na memória, e é necessário chamar a função cdKillCanvas para salvar o arquivo de forma apropriada.
APM - O driver utiliza um formato levemente diferente, um Aldus Placeable Metafile. De fato, ele anexa um pequeno cabeçalho ao início do arquivo que permite que outras aplicações importem melhor o formato.
O driver é altamente dependente de plataforma. Para maiores detalhes, consulte o Comportamento das Funções da plataforma: Microsoft Windows (GDI). Entretanto, algumas funções têm um comportamento diferente das funções básicas de cada plataforma.